COMEMORAÇÕES
Dia Internacional dos Direitos da Criança
Dia Internacional dos Direitos Humanos
O projeto microESCRITORES é um projeto de escrita criativa
que pretende dar asas à imaginação dos alunos, com desafios diversos.
O primeiro desafio consistiu em redigirem um pequeno texto,
em prosa ou em verso, em que incluíssem 5 palavras do seu agrado e outras 5 que
não apreciassem.
Os textos estão disponíveis para leitura AQUI
Durante o mês de novembro, decorreram várias sessões de
formação e sensibilização sobre a temática do bullying e ciberbullying,
para as turmas do 2. º ciclo. As sessões foram muito interativas, tendo-se
gerado diálogo entre os agentes dinamizadores e os alunos, que aproveitaram,
para falar das suas vivências. Uma alerta para uma temática, infelizmente
atual!
"Grandchildren
love spending some time with their grandparents.
Suppose you
were spending some days at your grandma's and .... something weird happened.
Complete the story.
Dirigida a pais, professores e auxiliares de ação educativa,
esta palestra baseou-se num estudo de investigação sobre o primeiro
confinamento e a forma como este influenciou as crianças e as suas famílias.
Após a apresentação dos resultados passou-se a um pequeno
momento de reflexão, partilha de experiências e vivências duma época que
marcará, futuramente, as gerações que têm vivido esta pandemia.
Do estudo, de realçar, entre outras, “a necessidade de os
pais estarem mais alerta ou não desvalorizarem o que as crianças sentem e
manifestam, a importância das relações afetivas e sociais e a relação existente
entre a ansiedade, depressão e stress dos adultos e a ansiedade das crianças.”
O relatório completo da investigação encontra-se em:
https://iacrianca.pt/.../01/Relatorio_investigacao_IAC_2.pdf
A sessão decorreu com
bastante entusiasmo por parte de todos os envolvidos, sobretudo na parte de
oficina, onde foram criadas algumas pequenas histórias para experimentação da
ferramenta.
“ O MIBE NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES LOROSAE”
As Bibliotecas
Escolares Lorosae, a partir deste ano, apresentam a comemoração do Mês
Internacional da Biblioteca Escolar num portefólio digital, em formato site,
que pretende divulgar as atividades deste ano, mas também reunir as atividades que ao longo dos anos as BE do Agrupamento têm vindo a realizar, no âmbito
desta comemoração tão importante quer na promoção da leitura quer na
valorização das bibliotecas escolares.
Acedam a partir do endereço
As Bibliotecas Escolares Lorosae no
MIBE
sensibilização
para a questão da violência em meio escolar
Em outubro, a Escola Segura foi contactada pela BE para a
realização de sessões de sensibilização para a questão do bullying,
violência em meio escolar, para todas as turmas, do 1.º ao 4.ºano d
escolaridade.
No dia 26, realizaram-se as primeiras sessões, com o 3.º B e
3.ºC, na EB Louro Artur. Os alunos estiveram muito atentos e foram muito
participativos.
Durante o mês de outubro, as bibliotecas Lorosae têm investido muito na atividade da Hora do
Conto como forma de cativar os alunos para os livros e para a leitura.
Esta é uma atividade que se costuma realizar ao longo do
ano, mas à qual, especialmente neste mês, se deu-se maior enfoque , tendo
abrangido todas as turmas do pré-escolar
e do 1.º ciclo. Foram realizadas, ao todo,
25 sessões, nas escolas EB Louro Artur e EB Santa Maria, dinamizadas
pela professora bibliotecária, Manuela de Fátima, professoras Céu Mantas e Dina
Macieira e professor Horácio Nery.
As Bibliotecas Escolares são um ótimo recurso para o
desenvolvimento das aprendizagens em qualquer área curricular.
São bastantes os professores que requisitam os espaços para
a realização de aulas onde os alunos recorrem ao fundo documental e aos
dispositivos digitais para elaborarem trabalhos individuais ou em grupo.
No dia 14 de outubro, o nosso Agrupamento foi visitado por um grupo de quinze professores (catorze belgas e um francês) que pretendem estudar como se faz a ponte entre a educação e a comunidade local (“Bridge the Gap between Education and the Local Community”).
Esta atividade internacional resulta da parceria entre o
AlmadaForma e a Academia Eekhout (Flandres, Bélgica). O objetivo deste curso
não é transmitir conhecimentos teóricos, antes, exemplos práticos.
O conceito de articulação entre a escola e a comunidade
local é originário da Escandinávia e designa-se por “escola da comunidade”.
Durante a sua visita, puderam assistir a dois exemplos de
atividades que envolvem a parceria com a biblioteca escolar (hora do conto) e a
Escola Segura (sessão de sensibilização para a temática da segurança na
Internet).
Os alunos ouviram interessados e foram muito participativos. Os agentes que se deslocaram, agente Marco e agente Franco, dialogaram com as crianças e esclareceram as dúvidas dos pequeninos.