quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

LEITURA DIGITAL

 







As assinaturas digitais são uma estratégia de promoção da leitura junto da comunidade educativa. Neste sentido, o nosso Agrupamento de Escolas oferece a todos os seus professores a possibilidade de lerem, online, dois jornais diários, uma revista semanal e outra mensal.










quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

MURAL DA PAZ

Dando continuidade ao tema da Paz, está a ser criado, junto à biblioteca da escola sede, um mural pela paz, que vai sendo enriquecido progressivamente com novos contributos.


O objetivo deste mural é sensibilizar a comunidade educativa para a realidade que enfrentamos a nível mundial, promovendo a reflexão sobre a problemática dos conflitos e da falta de entendimento entre povos e culturas. Pretende-se, igualmente, valorizar e reforçar princípios essenciais como a compreensão, o respeito, a empatia, a tolerância, a solidariedade e a gentileza, entre muitos outros.

Desta forma, todos os que passam por este espaço são convidados a refletir sobre a importância da paz e sobre o papel que cada um pode desempenhar na construção de um mundo mais harmonioso.



terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Poesia pela Paz



No âmbito do projeto Bibliotecas pela Paz, a Biblioteca Escolar Lorosae, em parceria com as BE Elias Garcia, promove, de janeiro a março do corrente ano letivo, o concurso de escrita criativa “POESIA PELA PAZ”  e convida através de cartazes e publicações nas redes sociais, à participação dos alunos do 1.º (3.º e 4.º ano), 2.º e 3.º ciclo a dar voz à paz através da poesia.
Com o envolvimento e incentivo dos professores de Português, este concurso desafia à criatividade e à reflexão sobre o tema “A Paz”, porque as palavras também constroem um mundo melhor!




segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

1 de janeiro | Dia Mundial da Paz

 


Num mundo marcado por desafios e tensões em vários contextos sociais, as Bibliotecas Escolares Lorosae acreditam que a paz se constrói com valores, diálogo e conhecimento, e que os livros contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e solidários.

Na biblioteca, cada livro é um convite à compreensão do outro e à construção de um mundo mais justo e humano.

Que este Novo Ano seja um novo começo e que a leitura seja, também, um caminho para a paz.