sexta-feira, 19 de julho de 2019



Como é habitual no seminário anual do nosso Agrupamento, as Bibliotecas Escolares Lorosae também estiveram representadas pela coordenadora, prof.ª Céu Mantas.



O "diagnóstico" deste ano lançou uma proposta de reflexão aos professores presentes no seminário.




As respostas a este desafio revelaram que, a relação entre leitor/ leitura é algo que se adquire, quanto mais cedo melhor, inicialmente pelos pais/ educadores e, de preferência, pelo exemplo, que é a forma como melhor se aprende.
Os professores têm um papel igualmente importante na motivação para a leitura para que esta se torne não só num hábito, mas também num prazer. 
Neste sentido, o acesso a tipologias literárias variadas é muito  importante  porque  lê-se mais quando se lê o que se gosta e, por isso, cabe à Escola/ Biblioteca criar oportunidades para apresentar às crianças novas experiências literárias, disponibilizando-lhes o acesso a diferentes formatos de modo a ampliar a importância da leitura e do espírito crítico do leitor.

A verdadeira relação entre livro/ leitor estabelece-se quando este processo ocorre de uma forma natural e prazerosa, dando liberdade ao leitor para "conhecer o livro", escolher o que quer ler e, assim, construir a tal "química" que se pretende que perdure.
Elisabete Gomes





Sem comentários:

Enviar um comentário