sexta-feira, 15 de novembro de 2019



Caros alunos,
as músicas são inspiradas a partir de acontecimentos, pessoas… e também podem inspirar a redação de textos, porque nos emocionam, fazem pensar, ajudam a refletir…




O primeiro desafio deste ano letivo, no âmbito do projeto microESCRITORES, é redigirem um texto a partir da audição de uma música de Gabriel, o Pensador - “Linhas Tortas”.
Ouçam a música, pensem na letra, inspirem-se e escrevam um texto de 70 palavras que pode ser uma reflexão ou outro tipo de texto que quiserem.

Bom trabalho!




19 comentários:

  1. “O sentimento”

    Os livros, muitas vezes, inspiram-nos, pois, quando lemos um livro que nos marca muito,a mensagem que ele apresenta é muito especial!
    Penso, porém, que o que nos faz refletir sobre o Mundo, sobre as pessoas e sobre os acontecimentos são as músicas!
    Ao ouvir a letra da música ”Linhas Tortas”, senti que fui eu a escrever, pois Gabriel, o Pensador adorava escrever e conseguiu arranjar uma maneira de expressar a sua verdadeira paixão!Penso que é um exemplo a seguir!
    Deixemo-nos conduzir pelo que sentimos!
    Sofia Castelão, 8.ºC

    ResponderEliminar
  2. "O nosso futuro"

    Nesta música, a letra transmite uma mensagem muito importante.
    Nós andamos na escola para aprender e ser alguém na vida e a música transmite isso mesmo.
    Há muitas crianças que não têm possibilidades de aprender nem estudar e isso torna difícil, mais tarde, conseguirem algum emprego na vida ou serem “alguém”.
    Há outros jovens que conseguem e têm possibilidades, mas não as aproveitam e, às vezes, dizem mesmo que a escola é uma “seca” e não lhes interessa muito aprender!...
    Quando andamos na escola, aprendemos sempre alguma coisa e isso ajuda bastante o nosso desenvolvimento. Por vezes, conseguimos ter muito sucesso na nossa vida!
    Estudem e aproveitem a oportunidade para serem alguém no futuro!

    Ema Maciel, 8ºC

    ResponderEliminar
  3. "Sonhar ou acreditar?"

    Porque será que esta música me faz pensar tanto em seguirmos os nossos sonhos? Os nossos sonhos serão assim tão importantes? Ou serão apenas caprichos passageiros de certas idades?
    Talvez um sonho seja apenas um sonho, mas pode ser muito mais! Porque é que demos o nome de “sonho” a algo que queremos mesmo? Algo que até podemos realizar… Será que podemos mesmo chamar aos nossos “sonhos” de sonhos ou serão mesmo meros caprichos passageiros de idade?
    Eu posso dizer que sou uma sonhadora ou poderei antes dizer que sou uma “acreditadora”?!
    A verdade é que tenho bastantes “sonhos”, que não são propriamente pequenos. Neste caso, deveria dizer, antes, que tenho ambições…
    A partir deste dia, decidi que vou deixar de sonhar! Não sonhar é algo mesmo impossível de fazer; é algo realmente bonito, mas, em vez disso, vou passar a acreditar...

    Beatriz Viegas, 8.º C

    ResponderEliminar
  4. "Tipo de escritores"

    Desde pequena, que me dizem que escrever é uma forma de aprender.
    Há quem goste de escrever, porque é uma maneira de distração, mas também há aquelas pessoas que usam a escrita como porto de abrigo e que expressam os seus sentimentos na escrita. Há, ainda, as pessoas como eu que são obrigadas a escrever, mas que, quando escrevem, entusiasmam-se e acabam por escrever mais do que as palavras pedidas e orgulham-se do seu texto.

    Leonor Pinto, 8ºC

    ResponderEliminar
  5. “Linhas tortas”, de Gabriel, o Pensador

    Na minha opinião, esta música de Gabriel, o Pensador fez-me pensar que nem todas as pessoas escrevem ou se inspiram nas mesmas coisas ou pessoas.
    Mas o que isto significa, a meu ver é que Gabriel se inspirou no rap, no poema ou noutras situações para escrever sobre a sua família ou algum sentimento.
    Penso que esta música reflete a sua vida, mas, principalmente, a sua infância e alguns sentimentos, que, ao longo do tempo, foi construindo.

    Matilde Silva, 8.º C

    ResponderEliminar
  6. "Sê tu próprio!"

    Durante a audição da música "Linhas Tortas", do músico Gabriel, o Pensador estive a refletir sobre a atitude das pessoas em relação ao seu carácter.
    Muitas vezes, as pessoas colocam uma máscara e não mostram às outras o que realmente são, mas, sim o que estas querem que elas sejam.
    Em nenhum momento da nossa vida, devemos ser algo que não queremos, porque alguém quer, ou também por não sabermos se o outro vai gostar da forma como somos.
    Temos de ser sempre nós próprios, sem uma máscara!

    Joana Barral, 8.ºC

    ResponderEliminar
  7. “Linhas Tortas” de Gabriel o Pensador

    Na minha opinião, esta música revela os acontecimentos na vida de Gabriel. Tal como ele disse “faz parte do fruto que eu criei”. Isto, significa que ele fez não foi com a ajuda das outras pessoas. A professora de Português ensinou-o a escrever e foi então que ele “começou a viver”. É uma música muito inspiradora, pois falada juventude de Gabriel.

    Miguel Fernandes N17 8C

    ResponderEliminar
  8. “Linhas Tortas” de Gabriel, o pensador
    Este “rap” fez-me pensar que nunca devemos desistir daquilo que fazemos ou gostamos.
    Nesta música, Gabriel, o Pensador diz que, um dia, a sua
    professora leu um texto dele à turma e ele sentiu-se muito feliz. A partir daí,
    nunca desistiu de escrever poemas.
    Esta foi a mensagem que retirei do texto e levarei
    sempre comigo: não podemos desistir de algo só porque nos correu mal, ou porque
    não nos correu como esperávamos…
    Martim Pereira, 8C

    ResponderEliminar
  9. O que tu quiseres!
    Desde o tempo em que nasceste até ao tempo de morreres, podes ser o que quiseres.
    Deus deu-te um dom, a imaginação algo que ninguém te pode tirar. Podem impingir-te algumas ideias, mas ninguém é dono de ti, ninguém é dono da tua natureza e da forma de seres .
    Tu és diferente de todas as pessoas e é essa diferença que te faz especial!


    António Constantino Nº2 8ºC

    ResponderEliminar
  10. Nesta aula, uma música foi ouvida,

    mesmo que, para as mentes mais enclausuradas,

    a mensagem não tenha sido identificada.

    Falou-se na pura simplicidade,

    sem querer dinheiro ou dominar uma cidade,

    ser verdadeiro,

    não ligar às aparências e esquecer a vaidade .

    Com esta música, percebi que tenho de ser quem sou,

    gostem ou desgostem.

    Habituem-se porque a lado nenhum eu vou.

    Há quem olhe de lado, mas, na minha cabeça, está tudo controlado.

    Esta música ouvi,

    sua mensagem escutei

    e muito aprendi: a ser quem sou e sem ambicionar dinheiro e poder!

    Ser simplesmente o meu único ser.


    Joana Videira, 8.ºC

    ResponderEliminar

  11. "O Viajante"

    Martim, um rapaz com os seus 21 anos, vive a vida de uma forma desafiante e inesperada, viajando pelo mundo todo, com os seus livros e álbuns de música.
    Desde pequenino, adorava escrever.
    Redigiu o seu primeiro poema no 3.º ano e, desde então, nunca mais parou! Escreveu e escreveu …
    Nunca teve objetivos. Ganhar concursos de prémios não estava na sua agenda. Escrevia de alma e coração.
    Hoje, faz o mesmo, só que à escala mundial, para todas as crianças.

    Rodrigo Castro, 8.ºC

    ResponderEliminar
  12. “Linhas Tortas”


    Na minha opinião, a música de “Gabriel, o Pensador”, transmite-me uma mensagem muito importante: ele é um poeta, mas tinha vergonha na escola quando a professora lia os poemas/textos, porque era uma pessoa tímida. Hoje em dia, é um verdadeiro poeta que já não tem vergonha de escrever.
    Penso que a maior parte das pessoas já passaram por isto, mas não o transmite, pois são pessoas tímidas. Gabriel foi mais uma das pessoas que conseguiu alcançar os seus sonhos!


    Rodrigo Fonseca, 8C


    ResponderEliminar
  13. Ao ouvir esta música de Gabriel, o Pensador, refleti em várias circunstâncias, como na imaginação, porque, vindo de famílias sobredotadas, Gabriel não deixou de ser uma pessoa honesta e assim optou por escolher o que mais gosta de fazer e isso nem sempre acontece.
    Vindo do Brasil, país pobre, revela uma grande força de vontade porque "quem quer sempre alcança" e, a meu ver, esse é um dos grandes lemas da vida.

    Tomás Cardoso, 8°C

    ResponderEliminar
  14. Uma reflexão sobre o que queremos



    Da música do Gabriel, o Pensador, "Linhas Tortas", percebi que ele, desde os cinco anos, gostava de escrever, até que um dia começou a escrever rap.

    Pelos vistos, o seu pai não entendia nada daquilo; queria que ele fosse mais do que um simples escritor.

    Na nossa vida, temos gostos e sonhos, mas alguns podem não apoiar-nos; algumas opiniões podem estar certas, outras erradas. Contudo, não podemos desistir do que queremos.

    Em alguns casos, se o sonho for impossível, é melhor desistir. De qualquer forma, penso que a letra desta música está a dizer-nos para não desistirmos.

    Beatriz Baptista, 8.ºC

    ResponderEliminar
  15. Esta canção relata um pouco da vida de Gabriel, o Pensador. Fala sobre a sua infância na escola com os professores e sobre a sua disciplina preferida que, neste caso, era o Português, porque era essa disciplina que o inspirava a escrever a sua poesia.
    Na minha opinião, a moral que esta história me passou foi a seguinte: nunca devemos desistir dos nossos sonhos que, no caso de Gabriel, era escrever versos e prosa.
    Ele é o exemplo de uma pessoa que luta pelos seus sonhos e nunca desiste!

    Tomás Guimarães, 8.º C

    ResponderEliminar