segunda-feira, 5 de junho de 2023

ESCRITA CRIATIVA
nas redes sociais


Os alunos do 8.ºC aderiram ao segundo desafio dos microESCRITORES deste ano. A partir de um poema de Eugénio de Andrade - “O sorriso” - , pediu-se que fizessem a análise do significado deste para o sujeito poético.


ALGUNS DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS

A meu ver, o sujeito poético refere-se exatamente ao sorriso de alguém. Não é um sorriso qualquer, mas um sorriso que lhe traz luz e esperança: “Era um sorriso com muita luz”. Pertence a alguém especial cuja primeira coisa que lhe prendeu a atenção foi o sorriso de que ele nunca mais se esqueceu. Era um sorriso de tal modo reconfortante, feliz e bonito a seus olhos, que o fazia querer “entrar dentro dele”.
Penso que o sujeito poético fala de alguém com quem quer ser ele próprio, sem filtros, “nú”, como refere.
Marta Boucinha


O sorriso deste sujeito poético deve ser lindo. 
Há sorrisos lindos, sorrisos de felicidade e genuínos, sorrisos perfeitos! 
Não é difícil encontrá-los. Há vários. Especiais, poucos, muito poucos. Este sorriso de que fala o sujeito poético deve ser mesmo especial para ele. Porquê? - perguntam vocês. Porque ele fala com um  sentimento, um carinho, um amor com que não se fala de um sorriso qualquer!
Os sorrisos são lindos e conseguem mostrar estados de espírito, sentimentos e até fragilidades. Às vezes, podem ser difíceis de interpretar, mas, quando entendidos, é difícil ficar indiferente. Podem ser bons ou maus, de amor ou de ódio, mas nunca se descobrem falsidades.
Tomás Charneca


Na minha opinião, este sorriso transmite felicidade, como quando dizemos que alguém tem um sorriso de orelha a orelha. Para mim, este poema retrata os sorrisos contagiantes que trazem felicidade, mesmo quando queremos ficar sozinhos. Creio que, na visão do sujeito poético, este sorriso abriu-lhe uma
porta para um lugar onde lhe apetecia entrar e ficar o resto da vida. Penso que ele fala do sorriso de alguém que conheceu e por quem ficou encantado.
Diogo Joaquim


Na minha opinião, o “sorriso” de que o sujeito poético fala significa que alguém conseguiu entrar no seu coração através do sorriso. Foi o sorriso de alguém que demonstrou que o amor existe. Um sorriso tão iluminado, conforme indica (“com muita luz”), ao ponto de o sujeito se “despir” de todas as suas inseguranças, angústias e medos relativamente ao amor. Foi graças a esse “sorriso” que o sujeito amou e foi amado. 
Afonso Almeida


Na minha opinião, este poema é muito belo e profundo. Percebo que o sujeito poético diz-se quase perdido no sorriso, sorriso esse com muita luz. Um sorriso caloroso e lindo, que  significa muito para  ele, como um amor à primeira vista, intenso e puro, encantador e deslumbrante. O sujeito não se importa de estar vulnerável na presença da dona do sorriso, entregando-se a ele.
Geovana Matos



Sem comentários:

Enviar um comentário