A biblioteca é um espaço cheio de recursos que só faz sentido quando é utilizado, movimentado, vivido.
Quem dá vida à BE são os nossos alunos!
A biblioteca é um espaço cheio de recursos que só faz sentido quando é utilizado, movimentado, vivido.
Quem dá vida à BE são os nossos alunos!
Durante o mês de outubro, foram realizadas várias sessões de prevenção do bullying e cyberbullying pela Escola Segura, uma parceria de longa data das BE Lorosae.
O projeto 10 minutos a ler é um projeto aLer+ da RBE que visa reforçar nos nossos alunos competências leitoras. A BE presta um serviço muito importante neste processo, na medida em que é um recurso para a requisição de livros, que se pretende que seja atual, apelativo e motivador.
“A Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) define uma biblioteca verde como um espaço construído e gerido com base em princípios de partilha e reutilização, abrangendo o uso coletivo de espaços, equipamentos, informação e assistência técnica. A IFLA oferece publicações e orientações para reduzir a pegada ecológica e promover a responsabilidade social das bibliotecas."
Segundo a secção ENSULIB (Environment, Sustainability and Libraries), as bibliotecas sustentáveis também se destacam por promoverem serviços, atividades, eventos e projetos. Neste sentido, as Bibliotecas Escolares Lorosae fomentam algumas ações educativas que reforçam o seu papel social em prol da sustentabilidade ambiental, como, por exemplo, a separação de resíduos; a reutilização de papel; o recurso a uma gestão digital; a economia de energia que valoriza, sempre que possível, a luz natural; a parceria com o projeto Eco Escolas do Agrupamento; a disponibilização à comunidade educativa de jornais e revistas com assinatura digital (Público, Jornal de Negócios, National Geographic e Visão); a promoção da reutilização dos livros através de feiras do livro usado e da doação a comunidades necessitadas de PALOP.
Tentamos ,ainda, que a biblioteca reflita este princípio, quer na sua simplicidade e organização funcional, quer na inclusão de plantas, valorizando o cuidado e o respeito por todos os elementos que fazem parte deste espaço.
Os nossos utilizadores têm as mais variadas preferências. Desde os alunos que vêm requisitar um livro aos que vêm jogar, estudar, ler, ou exprimir a sua criatividade no CRIATÁRIO.
As IFLA Guidelines (pp. 58-61) salientam que as bibliotecas escolares devem promover a sua visibilidade, envolver a comunidade, usar meios de comunicação social, eventos, colaborações e também a monitorização para uma melhoria contínua.
O marketing da BE não é uma mera promoção: é um processo estratégico que parte das necessidades dos alunos e professores, usando métodos comprovados e canais eficazes, com visibilidade clara e avaliação contínua. Só assim conseguimos atrair quem realmente queremos servir.