sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Comemoração do Dia Mundial da Poupança


No dia 31 de outubro, a Biblioteca Escolar acolheu uma conferência comemorativa do Dia Mundial da Poupança, organizada pela professora Florbela Ribeiro.

O encontro contou com a intervenção da Dr.ª Idália Salvador Serrão, presidente da Associação Mutualista Montepio, que destacou a importância da poupança e da solidariedade mutualista na sociedade atual. Participou igualmente José [apelido], estudante de Engenharia Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), que partilhou a perspetiva dos jovens sobre os desafios da gestão financeira.


Entre os presentes estiveram também a diretora do Agrupamento, professora Graça Carvalha, o presidente da Associação de Pais e representantes da Associação de Alunos, reforçando o caráter comunitário e participativo da iniciativa.

No final da sessão, em sinal de agradecimento, a escola ofereceu aos convidados uma pequena lembrança, gesto que simbolizou o reconhecimento pelo contributo de todos para o sucesso do evento.

A conferência constituiu um momento de reflexão e diálogo intergeracional, sublinhando a relevância da educação financeira como ferramenta essencial para a construção de um futuro mais consciente e sustentável.


terça-feira, 28 de outubro de 2025

DESAFIOS DA BIBLIOTECA _ outubro

 

Durante o MIBE foi lançada uma atividade intitulada “Desafios”, apresentada em formato de sopa de letras. A iniciativa pretende estimular a curiosidade e o espírito de participação da comunidade escolar, promovendo momentos de aprendizagem lúdica.
Os desafios serão disponibilizados mensalmente, sempre subordinados à temática em destaque de cada mês, permitindo que os participantes explorem conteúdos atuais de forma divertida e interativa.
Estes desafios podem ser realizados em diferentes espaços da escola, nomeadamente junto às salas de aula ou nas bibliotecas.


segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Comemoração do Dia da Biblioteca Escolar em Portugal



Dia da Biblioteca Escolar é assinalado na quarta segunda-feira de outubro e é promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). 



Para destacar a importância das Bibliotecas escolares, ao longo do mês de outubro temos vindo a presentear os nossos leitores com um marcador.


Quando um pequeno gesto pode fazer a diferença...



sexta-feira, 24 de outubro de 2025

concurso _ (D)escrever Novos Mundos

A partir desta exposição foi traçada uma atividade de articulação com o tema do MIBE, ou seja, as ilustrações serviram de base para, utilizando a IA escrever histórias que as ilustrassem, fazer animações, e um concurso que envolve os alunos do 4.º ano ao ensino secundário.

O concurso foi divulgado pela escola através de cartazes e nas redes sociais e conta-se, ainda, com a colaboração dos professores de Português. O concurso será dinamizado durante o ano letivo.













Apresenta-se o texto e o vídeo, gerados por IA, de uma das ilustrações que fazem parte da exposição.

      A ILUSTRAÇÃO

O VÍDEO - clique sobre a imagem


A HISTÓRIA

Era uma vez dois astronautas, Ana e Tiago, que viajaram numa nave espacial para explorar um planeta distante, chamado Erythra. Este planeta era muito diferente da Terra: tinha duas luas, dois sóis no céu e montanhas de cor azul e roxa a perder de vista. Quando aterraram, Ana olhou à sua volta, maravilhada com as florestas densas e os picos estranhos que brilhavam sob a luz dourada do céu.


Depois de descerem da nave, os dois aventuraram-se pela clareira, seguindo pegadas estranhas no solo branco. Subitamente, ouviram um som curioso. De trás de uns arbustos, surgiu uma criatura peculiar: um animal peludo, laranja, de cauda comprida e olhos muito brilhantes. O pequeno ser observava-os com interesse, demonstrando não ter medo.


Tiago ajoelhou-se lentamente, tentando mostrar que não havia perigo. Rapidamente, outros seres semelhantes apareceram. Eram mais altos, caminhavam sobre duas pernas e, apesar do aspeto felino, comportavam-se como autênticos habitantes daquele mundo. Os extraterrestres comunicavam entre si com sons e gestos. Ana e Tiago, entusiasmados, tentaram imitá-los para mostrar amizade.


O grupo de Erythranos, como os astronautas lhes chamaram, foi-se aproximando. Um dos seres, mais velho, estendeu uma pata em saudação. Ana sorriu e retribuiu o gesto. A comunicação era difícil, mas a curiosidade mútua era maior do que qualquer barreira.


Ao pôr-do-sol dos dois sóis, astronautas e Erythranos estavam sentados juntos, trocando histórias através de desenhos e sons. Ana percebeu que, mesmo num planeta longínquo, os verdadeiros exploradores nunca viajam sozinhos: onde há amizade e respeito, criam-se pontes entre mundos diferentes. E assim começou uma nova aventura de cooperação entre a Terra e Erythra, assinalada por aquele primeiro encontro extraordinário.



quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Encontro com... Filipa Correia

 

As turmas do 2.º, 3.º e 4.º ano das escolas Básicas Louro Artur e Santa Maria receberam, nos dias 22 e 23 de outubro, a visita da ilustradora Filipa Correia. Uma forma criativa de celebrar o poder dos livros e da leitura durante este mês tão especial.

EB Louro Artur

As bibliotecas ofereceram aos jovens leitores a oportunidade não só de conhecerem novas histórias e adquirem novas obras, mas, também, de descobrirem como funciona o processo de ilustração.




















EB Santa Maria








Obrigada Filipa. Gostámos muito!










segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Histórias à SérIA



Histórias à SérIA foi uma atividade concebida para articular com o tema do MIBE deste ano: ”Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias.” 

 

Funcionou como Oficina de Escrita Criativa dirigida às turmas do 5.° e 6.° ano, com o objetivo de refletir sobre o poder das histórias na nossa vida, sobre as mensagens que partilhamos quando as lemos e também quando as escrevemos, sobre os desafios que a IA coloca à leitura e à criatividade.

As imagens geradas a partir das histórias criadas dão uma imagem do sucesso. Aprendemos sobre IA no meio de muitos sorrisos.




domingo, 19 de outubro de 2025

Encontros com... Paula Magalhães

A professora Paula Magalhães, de Matemática e Ciências Naturais, regressou à nossa escola durante o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Entrevistada pelos alunos da turma 6.º A falou connosco sobre o processo criativo que está por trás da edição de um livro e sobre o papel que acredita que a Inteligência Artificial pode ter no desenvolvimento do pensamento crítico e, ainda, sobre os desafios que a Inteligência Artificial pode colocar à criação e leitura de histórias.

Vale a pena escutar em:




sexta-feira, 17 de outubro de 2025

FORMAÇÃO de UTILIZADORES

 


A formação de utilizadores é essencial para dar a conhecer as nossas bibliotecas a alunos e professores enquanto se aproveita para consolidar, junto dos mesmos, os recursos e serviços de que podem dispor, bem como as regras e funcionamento dos espaços.



Formação de utilizadores 5.º ano _ BIBLIOPAPER









Com esta atividade os alunos seguiram pistas para ficar a conhecer o espaço, serviços e organização da coleção. Uma atividade lúdica que ensina e forma os nossos leitores!



Formação de utilizadores 10.º ano _ JOGO DE FUGA

Biblioteca escolar - um tesouro a descobrir! - Formação de Utilizadores

As turmas do 10.ºano foram acolhidas na BE, espaço novo para muitos dos alunos.

Com a participação num jogo de fuga foi-lhes apresentado o modo de organização da coleção (CDU), quais os espaços e serviços da BE, como localizar um livro através da sua cota, entre outros aspetos.

A atividade começou e terminou com algo muito importante: a divulgação de vários títulos que poderão requisitar na BE no âmbito dos projetos individuais de leitura.






quinta-feira, 16 de outubro de 2025

ENCONTROS COM...


Encontros com... é uma atividade promovida pelas nossas bibliotecas, ao longo do ano letivo, com todos os anos de escolaridade, de forma a aproximar escritores e leitores.
Neste tipo de eventos, através do contacto direto com os autores e com as suas obras, os alunos, desde muito cedo, são motivados a ler, desenvolvendo, assim, o gosto pelo livro e pela leitura.
No âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca escolar estes encontros realizaram-se com Elisabete Machado, Paula Magalhães e Filipa Correia. 





Nos dias 15 e 16 de outubro os alunos da educação pré-escolar e do 1.º ano das EB Louro Artur e Santa Maria receberam a visita da Contadora de Histórias Elisabete Machado.
Elisabete, que é também, editora na Poets & Dragons trouxe aos aluno um conjunto belíssimo de histórias que fez as delícias dos mais pequenos.
Momentos de magia, muito felizes!

Na EB Louro Artur
Na EB Santa Maria


quarta-feira, 15 de outubro de 2025

E X P O S I Ç Ã O "À descoberta de Novos Mundos"

Os Lusíadas, obra de Luís Vaz de Camões, narra a viagem da descoberta do caminho marítimo para a Índia, numa altura em que o Homem procurava o desconhecido e em que as viagens marítimas foram uma forma de partir, além mar, na procura de novas terras e novos povos. Estas viagens  ficaram conhecidas por Descobrimentos.
Hoje em dia, a descoberta de novos mundos não se faz no nosso planeta e a outrora viagem marítima é agora espacial!

A exposição “À descoberta de novos mundos” celebra a comemoração dos 500 ANOS do nascimento de Luis Vaz de Camões.

Apresenta uma seleção de trabalhos realizados pelos alunos  do 7.º, 8.º e  9.º ano, na disciplina de Educação Visual lecionada pela profª Elisabete Gomes no 1.º semestre de 2024/25

Trata-se de uma atividade de ilustração em que, foi solicitado aos alunos que imaginassem uma viagem de exploração espacial; o Homem chega a um planeta desconhecido; como seriam o planeta e os seus habitantes?...

 

A exposição “À Descoberta de Novos Mundos” resulta de um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano, na disciplina de Educação Visual, lecionada pela profª Elisabete Gomes no 1.º semestre de 2024/25.














terça-feira, 14 de outubro de 2025

No âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, foi instalado um mural analógico interativo, ajustado à atual realidade escolar no uso do digital na escola, onde os alunos puderam registar o último livro que leram e os títulos que gostariam de poder requisitar na BE. De uma forma simples e voluntária deram oportunidade à BE de fazer mais uma análise das preferências dos seus utilizadores.


segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Comemoração do Día de la Hispanidad

 
















No dia de la Hispanidad, que se celebra a 12 de outubro, os alunos realizaram uma pequena exposição de trabalhos, aludindo aos países hispanohablantes e a alguns dos seus autores.

sábado, 11 de outubro de 2025

Há vida na BE

A biblioteca é um espaço cheio de recursos que só faz sentido quando é utilizado, movimentado, vivido.












Quem dá vida à BE são os nossos alunos!







Quanto mais e melhor se conhece a biblioteca escolar, as atividades que desenvolve e as suas potencialidades para a aprendizagem, mais se valoriza este que não é só um espaço.


sexta-feira, 10 de outubro de 2025

MIBE - Hora do Conto

A Hora do Conto é uma atividade que desperta enorme entusiasmo entre os mais pequeninos. Do pré-escolar ao 4.º ano, os alunos deixam-se envolver pela magia das histórias, que ora encantam com a sua fantasia, ora convidam à reflexão com as suas mensagens. Cada narrativa abre portas à imaginação, estimula a curiosidade e promove o gosto pela leitura.
O brilho nos olhos, os sorrisos espontâneos e as reações genuínas das crianças são, sem dúvida, a maior recompensa para quem conta as histórias. Mais do que um simples momento de entretenimento, a Hora do Conto transforma-se numa experiência de descoberta e crescimento.

Partilhamos uma amostra das sessões realizadas nas duas bibliotecas das escolas básicas do nosso Agrupamento.


                    Na EB Santa Maria                    




O Pré-escolar ouviu a história As emoções do gato furioso, de Audrey Bouquet, um livro que ensina a entender as várias emoções que cada um de nós pode sentir.
No final da sessão, os alunos, através da expressão plástica, exprimiram as suas emoções individuais, desenhando um rosto com a emoção daquele momento e,  utilizando a simbologia da cor, coloriram o gato com a cor de uma emoção à escolha.
.........................


Gamalaio O monstro sonhador que vivia numa caixa de lápis de cor é uma história de Joana Lopes que apela ao poder da imaginação e do sonho das crianças. A história fala de um monstro com um superpoder único - mudar de cor consoante o seu estado de espírito.






As crianças ouviram a história, simularam emoções que os colegas tentaram adivinhar e desenharam o monstro de muitas cores. A escrita aliada a várias formas de expressão é também uma forma de criar o gosto pela leitura.


.........................

O 2.ºE ouviu a história de Sandra Alonso, Tu vais ser aquilo que desejares ser, uma história que ensina a liberdade, a aceitação na diversidade.
As crianças participaram, posteriormente, numa atividade lúdica: o que quero ser? O que sou?, recorrendo à expressão dramática (mímica, sons, palavras isoladas em estilo de adivinha para os pares).

                    Na EB Louro Artur                    

Durante o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as sessões de hora do Conto que se realizaram na EB Louro Artur privilegiaram livros sobre o valor da leitura, dos livros e da Biblioteca, bem como os desafios da Inteligência Artificial. Da pré ao 4.º ano, os alunos tiveram oportunidade de se deliciar com obras como “O Incrível rapaz que comia livros" ou “A Menina dos Livros” de Oliver Jeffers, “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas” de Luísa Ducla Soares, “Eu (odeio) adoro livros” de Mariajo Ilustrajo e “Olá Robot! A Inteligência Artificial no teu dia a dia” de Cosicosa. 
No último dia do mês, os alunos das Salas Laranja e Roxa tiveram ainda oportunidade de escutar “Não tenho medo do Monstro verde” de Carlos Alberto Silva.