A "Hora do Conto" é uma atividade de grande sucesso, que desperta imenso interesse entre os alunos. As histórias, cuidadosamente selecionadas, funcionam como ponto de partida para reflexões importantes e estimulam o desenvolvimento da imaginação e da empatia. Além disso, muitas vezes servem como mote para o desenvolvimento de outras atividades pedagógicas, enriquecendo o processo de aprendizagem de forma lúdica e criativa.
HORA DO CONTO _ SESSÕES na Escola Básica Stª Maria
A história d ‘ A Caracolinhos Dourados e os três ursos ensina a respeitar o espaço dos outros, de forma a este valor ser compreendido pelas crianças mais pequeninas. Após terem escutado a história, as crianças, em grupos, recontaram-na a partir de uma sequenciação de imagens ilustrativas, uma atividade interativa que os envolveu no que ouviram.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
As crianças do 1.º ano, da EBSM, ouviram contar a história Os ursos não leem, de Emma Chichester, uma história sobre a autoestima, o querer muito algo, a força de vontade. Uma forma de ensinar a não desistir. Depois, em grupo, sequenciaram imagens da história e contaram-na aos pares.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Tu és tu, de Peter Reynolds foi o ponto de partida para um debate sobre a importância de sermos quem somos, de respeitar a diferença e o “outro”. Seguiu-se um jogo de cartões em que os alunos encarnaram várias maneiras de ser e fazer, expondo a sua opinião e o seu sentir sobre o assunto. Uma sessão sobre cidadania e aceitação pessoal.
HORA DO CONTO _ SESSÕES na Escola Básica Louro Artur
Ao longo do 1.o semestre, têm sido realizadas com regularidade, sessões de Hora do Conto para todas as turmas da EB Louro Artur. As sessões têm estado ligadas a iniciativas como o MIBE, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o Halloween, o Dia Mundial da Filosofia ou o Natal. Entre as obras escolhidas, encontram-se as seguintes: “O incrível rapaz que comia livros” e “A Menina dos Livros” de Oliver Jeffers, “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas” de Luísa Ducla Soares, “Olá Robot!” de Cosicosa, “Eu (odeio) adoro livros” de Mariajo Ilustrajo, “Não tenho medo do monstro verde” de Carlos Alberto Silva, “A Menina com os olhos ocupados” de André Carrilho, “As Pontes” de Tom Percival e “Oh não! Outro livro sobre o Pai Natal” de Laura e Philip Bunting.
Sem comentários:
Enviar um comentário