sexta-feira, 8 de outubro de 2021


 MIBE´21
 "Contos de fadas e  contos tradicionais de todo o Mundo"


No âmbito do MIBE, a primeira semana de outubro celebrou a leitura, com sessões de hora do conto, para os alunos do 1.ºciclo e sessões de formação de utilizadores, para os alunos do 2.º ciclo.

Na EBLA e EBSM, os alunos foram convidados a entrar no mundo do "Era uma vez..." e criaram-se momentos apreciação e reflexão sobre o conteúdo das histórias.

O imaginário infantil fundiu-se com a literatura tradicional. Histórias como "Corre, corre cabacinha", "O rato do campo e o rato da cidade", "A princesa e o sal", "Frei João Sem Cuidados" e "O macaco do rabo cortado" encantaram as nossas crianças e foram ponto de partida para interessantes diálogos sobre o texto. E como nos surpreenderam com as suas inteligente e pertinentes intervenções!

A hora do conto pode, de facto, alimentar a capacidade crítica  e o prazer pela leitura recreativa.






 

Na EBCG decorreram, também, ainda durante esta primeira semana, sessões de formação de utilizadores, para os alunos do 2.º ciclo.


Eis a missão da BE: formar leitores e desenvolver a sua capacidade crítica; ensinar os alunos a fazer uso da informação que as bibliotecas lhes oferecem.  Em suma, promover competências de leitura e de literacia informacional, e não só.





Sem comentários:

Enviar um comentário